8 de dezembro de 2009

8 DE DEZEMBRO NÃO É UM DIA COMO OS OUTROS !


«Hoje é o dia de Nossa Senhora da Conceição, dia de festa desde o Século XV foi por D. João IV e perante as Cortes de 1646, celebrada Padroeira de Portugal e assim confirmou o lugar da mais antiga evocação da Mãe de Cristo em Portugal e a quem os portugueses tantas vezes recorreram em horas de aflição.» AFONSO AZEVEDO NEVES 8-12-2009

Em Março de 1646, pouco mais de 5 anos decorridos sobre a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha, D. João IV agradeceu a Nossa Senhora esse feito e declarou a  N. S. da Conceição Rainha de Portugal. A partir de então, mais nenhum Rei de Portugal usou coroa, por se considerar que só a Virgem tinha esse direito. Aqui temos uma subtil e paradoxal originalidade portuguesa: somos a única república monárquica desta Terra. Porque, gostemos ou não, temos Santa Maria como Rainha. Haja Esperança.

PODERÁ RESIDIR NA POSSIBILIDADE DE TERMOS UM DESCENDENTE REAL COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA UMA PARTE DE UMA SOLUÇÃO AINDA EM PAZ SOCIAL NO EVIDENTE INTERESSE COMUM DA GENERALIDADE DOS PORTUGUESES E À ALTURA DO PROBLEMA INDESCRITÍVEL QUE HOJE SOMOS COLECTIVAMENTE COMO NAÇÃO, CADA VEZ MENOS LIVRE E CADA VEZ MENOS INDEPENDENTE? 
NÃO SERÁ ESSA A ACTUALIDADE DA MENSAGEM DO REFERIDO PARADOXO MISTERIOSO REFUNDADOR DE PORTUGAL EM 1640 QUE NOS PODE DISPONIBILIZAR HOJE A AJUDA DE QUE TODOS CARECEMOS PARA SAIRMOS DO CAMINHO DOLOROSO EM QUE NOS ENCONTRAMOS?

QUE SE DEBATA !



Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )