28 de dezembro de 2009

SILVA LOPES DIZ QUE OS PROBLEMAS JÁ VINHAM DA DÉCADA DE '90...


fotos Cidadania e iOnline
«O ex-ministro alerta que a trajectória ascendente da dívida pública é insustentável.
A divergência apareceu no século XXI mas, segundo Silva Lopes, os problemas já vinham de trás. O antigo ministro das Finanças e governador do Banco de Portugal defende, em entrevista ao Diário Económico, uma aposta no sector transaccionável mas reconhece que, sem política monetária e cambial, contrariar a tendência será mais difícil.
Quais as razões para a divergência face à Europa dos últimos dez anos?
Na verdade, os problemas já vinham da década de 90. Na primeira metade, ainda houve alguma dinâmica que permitiu trazer investimentos. Mas a partir daí o sector externo teve problemas. Perdemos quota de mercado como resultado da globalização e porque já não podíamos desvalorizar a moeda. Compensámos isso desenvolvendo a procura interna, devido aos juros baixos e défices crescentes. Mas endividámo-nos muito junto do exterior e na nova década já não era fácil crescer. E a desgraça das nossas exportações prolongou-se devido à concorrência da China, dos países de Leste e dos aumentos salariais demasiado elevados
.» ECONÓMICO 28-12-2009
SIM, SIM, COM JEITINHO O PROBLEMA ATÉ VEM DO TEMPO DOS "FELIPES".
MAS COMPREENDE-SE PERFEITAMENTE MAIS ESTA ENCOMENDA "INTELIGENTE"...
MAIS UM INESPERADO BRANQUEAMENTO DOS RESPONSÁVEIS FACTUAIS PELO DESCALABRO FINANCEIRO QUE LEVOU O ENDIVIDAMENTO EXTERNO PORTUGUÊS DE 35% A 145% DO PIB EM POUCO MAIS DE 10 ANOS (SÓ NOS 3 TRIMESTRES "FECHADOS" DE 2009 PASSOU DE 97% PARA 145%). 
FANTÁSTICO, PROFESSOR SILVA LOPES ...
JÁ AGORA, COMO O PROBLEMA JÁ VEM DE TRÁS, É SEGUIR-LHE A TENDÊNCIA E DE CAMINHO CORRIGIR-SE O DÉFICE DE 2008 DE MODO A QUE O DE 2009 FIQUE AINDA ABAIXO DE 10%... À SEMELHANÇA DO QUE QUEM PÔDE FEZ COM AS ESTATÍSTICAS DOS DOIS CRESCIMENTOS ECONÓMICOS TRIMESTRAIS SUCESSIVOS POSITIVOS EM 2009. 
MUITO CONVENIENTE EM ANO ELEITORAL, NÃO FOI PROF. CAVACO? Ó  MISSÃO... 

Informação adicional, cf. T. CARNEIRO 18-11-2009 :
«SILVA LOPES, com 77 (setenta e sete) anos de idade, ex-Administrador do Montepio Geral, onde saiu há pouco tempo com uma indemnização de mais de 400.000 euros, acrescidos de varias reformas que tem, uma das quais do Banco de Portugal como ex-governador, logo que saiu do Montepio foi nomeado Administrador da EDP RENOVÁVEIS, empresa do Grupo EDP.
(...) Silva Lopes foi o tal que afirmou ser necessário o congelamento de salários e o não aumento do salário mínimo nacional, por causa da
competividade da economia portuguesa. Claro que para este senhor, o congelamento dos salários deve ser uma atitude a tomar (desde que não congelem o dele, claro)»


1 comentário:

  1. Meus amigos: eu começava por acabar, MESMO, com as reformas xorudas. Havia um tecto de 5000€ para os salários dos administradores de empresas e institutos públicos. Já dá para levar uma boa vida em Portugal. Igual para as reformas. Depois, instituía a seguinte regra: quem tivesse alcançado a idade da reforma e se reformasse, apenas tinha direito à reforma (tecto 5000€). Se começasse a trabalhar, perdia a reforma! Só assim isto endireita! Então as reformas dos Srs. deputados ao fim de 8 anos (2 mandatos)? Acabavam! Tinham que trabalhar 35 anos como todos os outros!

    ResponderEliminar

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )