11 de fevereiro de 2010

PAULO RANGEL: COMO TUDO MUDA TÃO RAPIDAMENTE...

«Do Portugal profundo, onde vivo e escrevo, recebi com muito agrado a notícia da candidatura do Prof. Paulo Rangel a presidente do PSD, nesta quarta-feira, 10-2-2010. Sou militante do PSD e estava muito preocupado com a proximidade das alternativas de liderança, mais ou menos sistémicas, de Pedro Passos Coelho e José Pedro Aguiar-Branco.
Enquanto pessoa, do que sei, o Prof. Paulo Rangel é um homem convicto, sério e escrupuloso, muito bem preparado, responsável e com grande sentido de Estado. Entre outros, obtive um testemunho muito vivo de uma sua aluna, e minha amiga, sobre o seu valor e integridade.
Na ideologia, inscreve-se na matriz moderada herdeira da doutrina social, em que me situo no PSD.
Na política prática, opõe-se frontalmente à corrupção e promiscuidade do Estado, ao despesismo improdutivo e ao socialismo socratino. Cito o seu programa moral do anúncio de candidatura: «ruptura com 15 anos de políticas socialistas».
Não concordamos em tudo, nomeadamente numa, ou noutra, posição política - o relacionamento com a Europa e a crença no sistema representativo - e social. Mas creio que ele compreende a inevitabilidade de adopção de regras de maior democraticidade interna no partido e de participação política dos cidadãos, isto é, de democracia directa moderada, a exemplo de outros partidos europeus (como o insuspeito Partido Conservador britânico).
Sou um homem de ideias. Não adiro pelo estilo, mas pelos princípios, desígnios e seriedade. Apoio e recomendo o Prof. Paulo Rangel para presidente do PSDA. B. CALDEIRA 11-02-2010


 ESPERAR PARA VER, OUVIR E... FALAR ! 
FOI MUITO ESCLARECEDORA A SAUDAÇÃO DE PEDRO PASSOS COELHO, UM BOM CANDIDATO, A PAULO RANGEL, UM CANDIDATO DA RUPTURA PACÍFICA. A REALIDADE MUDA DE FACTO MUITO RAPIDAMENTE EM TEMPO DE CRISES GRAVES E POTENCIALMENTE EXPLOSIVAS.
MAIS DO QUE DE GRANDES HOMENS QUE FAÇAM FORTE A FRACA GENTE (O QUE NÃO É O CASO, POR MUITO QUE SE QUEIRA INSISTIR NA MENORIDADE CÍVICA E POLÍTICA DOS PORTUGUESES, O QUE É UM CLARO SINAL DE UM COMPLEXO DE SUPERIORIDADE DE SEMPRE DO CENTRALISMO LISBOETA), DO QUE PORTUGAL PRECISA URGENTEMENTE DE RECUPERAR, DEFINITIVAMENTE E EM PAZ, É DA TERRÍVEL SELECÇÃO NEGATIVA COM QUE A ACTIVIDADE POLÍTICA SE TEM DESCREDIBILIZADO PERANTE TODOS OS CIDADÃOS DE PORTUGAL. 
É PRECISAMENTE ESTA LETARGIA, TÃO SUPERIOR COMO COMPLEXADAMENTE INDUZIDA A TODAS AS REGIÕES DO PAÍS, QUE ABRIU CAMINHO AO RALLYE  SAQUEADOR DAS VONTADES, DOS VALORES E DOS MEIOS PRÓPRIOS DE PORTUGAL. A QUE NENHUM PARTIDO, EM BOM RIGOR, SE PODE DIZER ALHEIO.
POR ISSO NÃO SE COMPREENDE O ARGUMENTO ANTI-RANGEL DO "TEMPO DE MILITÂNCIA". 
É UM FACTO, MAS NÃO É ARGUMENTO. SE O FOSSE, SERIA ATÉ POSITIVO. PORQUE NÃO ESTÁ POLUÍDO POLITICAMENTE E PORQUE ESSE ARGUMENTO NÃO É COMPATÍVEL COM A ATITUDE POLÍTICA NECESSÁRIA PARA CONSEGUIR  O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL RECUPERAR OS PORTUGUESES PARA A POLÍTICA, PELA CONFIANÇA DE UMA FRONTALIDADE COM BOA-FÉ, PELA VONTADE E PELO RESPEITO DAS PRINCIPAIS E TÃO MALTRATADAS CONQUISTAS DA FALENTE DEMOCRACIA PORTUGUESA: A PAZ E A LIBERDADE ! PORQUE A PAZ É A LIBERDADE !

AGUARDEMOS, POIS, PELO DEBATE DE IDEIAS, DAS PROPOSTAS E DAS LÓGICAS CONCRETAS, E... PELO DECISIVO DEBATE DAS VONTADES GENUÍNAS DOS CANDIDATOS. 
NÃO HÁ MAIS LUGAR A BENFICAS-SPORTINGS.
QUE OS TREINADORES OCULTOS PERCEBAM ISSO.
COM RESPEITO ENTRE TODOS OS CANDIDATOS E, ACIMA DE TUDO, COM RESPEITO POR TODOS NÓS, PORTUGUESES. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )