13 de maio de 2010

BENTO XVI SURPREENDE: «O PERDÃO NÃO SUBSTITUI A JUSTIÇA»

«O perdão não substitui a justiça. A penitência, a oração, a aceitação, o acolhimento, o perdão que ocorre dar, não satisfazem a necessidade de justiça porque o perdão não substitui a justiça. (...) É aterrador que a Igreja sofra ataques do seu interior. Hoje a maior perseguição à Igreja não vem de fora, mas dos pecados que existem dentro da própria Igreja. Fátima [a mensagem de Fátima] tinha-o previsto. Juntamente com o sofrimento do Papa, que em primeira instância podemos referir ao atentado a João Paulo II, na mensagem de Fátima existem indicações sobre a realidade do futuro da Igreja. O Senhor disse que a Igreja sofrerá até ao fim do mundo. E isso vêmo-lo hoje de modo particular.
[A crise económica] tem uma componente moral que ninguém pode deixar de ver. Os acontecimentos no mercado nos últimos dois ou três anos mostraram que a dimensão ética deve entrar no íntimo do agir económico. Vemos agora que um pragmatismo económico puro cria problemas. É o momento de ver que a ética não é uma coisa exterior, mas interior à racionalidade e ao pragmatismo económico. (...) A fé católica cristã, era muito individualista, [deixando] as coisas concretas ao mundo [e pensando] na salvação individual, nos actos religiosos. Também aqui devemos entrar num diálogo concreto. Procurei na minha encíclica Caritas in Veritate, e toda a tradição da doutrina social da Igreja vai neste sentido, alargar o aspecto ético e da fé sobre o indivíduo, para a responsabilidade do mundo». (Tradução minha [A.B.CALDEIRA]do original italiano)

Publico esta declaração porque não a vi traduzida, na sua forma extensa, para português e me parece muito importante. As demais intervenções escritas do Papa, vão sendo publicadas pelos media, ainda que com o problema da edição jornalística que lhes quebra o encadeamento e o fio condutor.

Fica também aqui o link oficial para o texto, enquadramento e explicação, do chamado primeiro, segundo e terceiro segredos da mensagem de Fátima - e do «Comentário Teológico», da autoria do, na altura, Cardeal Ratzinger. Nesse sentido, esta declaração do Papa, no avião, que publico, constitui uma actualização da interpretação da mensagem de Fátima. A ditadura do relativismo moral dos nossos dias, e a dissolução social e oficial dos costumes, prolonga a agonia do totalitarismo - comunismo e nazismo -, que o mundo sofreu no século XX.

Pode estar a «grande cidade meio em ruínas», como a Irmã Lúcia descreve na sua visão, expressa no chamado terceiro segredo de Fátima. Mas, como já tinha profetizado no segundo segredo, «por fim o meu Imaculado Coração triunfará». A.B.CALDEIRA 11-05-2010 

OS INIMIGOS DA IGREJA ESTÃO NO SEU INTERIOR.
O PERDÃO NÃO SUBSTITUI A JUSTIÇA.
OS ACONTECIMENTOS NO MERCADO DOS ÚLTIMOS DOIS OU TRÊS ANOS MOSTRARAM QUE A DIMENSÃO ÉTICA DEVE ENTRAR NO ÍNTIMO DO AGIR ECONÓMICO.
DEVEMOS ENTRAR NUM DIÁLOGO CONCRETO...

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )