5 de setembro de 2010

POLÍTICA E FUTEBOL: A NOVELA QUEIROSIANA E O TEMPO DAS DESERÇÕES POLÍTICAS

«A Política e futebol geram enormes paixões. São duas coisas que nos levam ao limite do racional. Temos dificuldade em separar a razão da emoção. E tomamos partido pelos nossos. São sempre os melhores. Mesmo quando estão muito longe disso.
Defendi Carlos Queirós para a selecção. Não gostava do estilo de “Filipão”. Reconhecendo que produziu resultados. E a selecção portuguesa subiu muitos pontos, na auto-estima, na organização, na dimensão desportiva. Com a capacidade de comando de Scolari.
Queirós era diferente. Treinador português, com créditos firmados. Disciplinado, cordato, inteligente, o professor era confiável. Nunca lhe tinha visto um gesto menos bonito. Uma palavra mais ríspida. O que o podiam acusar era de ser brando de mais. Mas o desempenho da selecção foi medíocre. Fiquei desiludido com a forma táctica de jogar. Creio que Queirós teve responsabilidade. Mesmo eliminados pelo campeão do mundo, todo o trajecto foi mau demais. Achei que o treinador não tinha condições para continuar.
Não esperava, todavia, a novela que se desenrolou. Absolutamente lamentável. Uma Federação que não protege o seu seleccionador. Que não resolve de forma decente a situação.
Queirós tem razão de sobra. Embora tenha perdido a cabeça. De cabeça perdida esteve Scolari quando deu um murro a um jogador. Muito mais grave que uns berros exaltados. Não me lembro de nenhum processo em Portugal contra “Filipão”. Não o queriam despedir.
Pior só misturar política a esta novela. Este é um assunto do futebol, que o futebol já devia ter resolvido. Embora salpique para todo o lado.» MIGUEL FREITAS 3-09-2010

O PIOR É QUE QUASE TUDO SE MISTUROU E, SURPREENDENTEMENTE, AINDA SE  PRETENDE MISTURAR COM A POLÍTICA. 
FUTEBOL, IPSS, COMUNICAÇÃO SOCIAL, SOCIEDADES DE CULTURA E RECREIO, INTERESSES ECONÓMICOS PRIVADOS, É SÓ ESCOLHER.
O PIOR É QUE TAL ACONTECEU E CONTINUA A ACONTECER POR INICIATIVA DOS POLÍTICOS (COM RARAS E HONROSAS EXCEPÇÕES) E NÃO POR INICIATIVA DOS DIVERSOS "PARCEIROS" ECONÓMICOS E SOCIAIS. 
É JÁ TARDE PARA SACUDIR OS SALPICOS DESTA PORCARIA POLÍTICA AINDA IMPUNE COMO SE  A ELA FOSSE ESTRANHA. NÃO É E EXISTEM ABUNDANTES EXEMPLOS DISTO MESMO. A COMEÇAR E A ACABAR NOS REGISTOS DAS CAMPANHAS ELEITORAIS.
AGORA COMEÇA O TEMPO DE TODAS AS DESERÇÕES, MAIS OU MENOS ATABALHOADAS OU PLANEADAS.  E IMPREVISTAS...
O ÚLTIMO A SAIR QUE APAGUE A LUZ.
MAS BRANQUEMENTOS E POLITIQUÊS CORRECTO NÃO, SFF.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )