22 de outubro de 2010

AS SEMENTES CONTRA A DITADURA DO ESTADÃO DA INCOMPETÊNCIA DOS NOVOS BONZOS, ENDIREITAS E CANHOTOS


José Adelino Maltez à SicN 21-10-2010

JAM: ...uma semente de regeneração vinda do próprio interior de um dos partidos sistémicos é um momento de regeneração menos dolorosa do que uma ruptura.
MC: está a dizer que isso é perceptível dentro do PSD neste momento?
JAM: Eu pelo menos assim o entendo. Até relativamente às pressões a que a actual direcção foi sujeita por parte de ilustres membros do PSD nomeados para importantes lugares de gestão por este governo. Que foram os primeiros a falar em entendimento. É natural, querem manter-se. E até por pessoas que participam dentro de aquilo que na 1ª República se chamavam "os bonzos"...
JAM: Com este estado a que chegámos, com este Estadão...nós temos um ocupante da Liberdade Portuguesa, e nós temos que ter a coragem de quebrar as amarras deste Estadão.
Este é cada vez mais um Estado, como se dizia no séc. XIX, uma espécie de "cão de guarda" dos interesses. Não da propriedade, como se dizia então, mas dos interesses. Alimentado em impostos. E num Povo que transformaram em "servos da gleba" outra vez, desta vez em "servos da gleba hipotecária". A maior parte dos portugueses está dependente deste jogo de empréstimos bancários. É uma rede de escravidão.
O PORTUGUÊS... É A 1ª VEZ QUE TEM UM MURO DIANTE SI, UM MURO CONTROLADO POR UM ESTADÃO EM REGIME DE PPP's... em regime de termos que pagar 100 submarinos... "por causa da Europa", como muito bem aqui disse o Juiz Moreno. 
Como ele muito bem disse, a causa deste descalabro foi a  errada política europeia e o nosso dependencismo face a essa opinião pública... que nos obrigou a PPP's porque queriam desorçamentar os défices.
Mais a nossa incapacidade de assumir uma cidadania europeia. 
NÓS TEMOS QUE CRITICAR ESTE MODELO EUROPEU. TEMOS QUE SER CIDADÃOS DE PRIMEIRA.

MC: Posto isso tudo, o senhor viabilizava o Orçamento ou ia para uma ruptura que nos desse essa janela de oportunidade?
JAM: Dentro do sistema que temos, acho que o PSD teve grande coragem de não ceder a pressões e se formos para "do mal o menos" sempre é melhor do que jogarmos cegamente em quadros vazios.



Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )