6 de outubro de 2010

O 5 DE OUTUBRO DE 2010 EM LISBOA (FOTO-REPORTAGEM)

«Pelas 10h00 da manhã, o cenário - sim, era um cenário - era este:
Uma praça repleta de convidados, actores, pessoal da CML, animadores de rua, militantes da Juventude Socialista e, sim alguns, curiosos. Entre estes, bastantes (23, mais ou menos) turistas.
Quando chegou o Presidente da República, escoltado por uma coluna motorizada da Polícia do Exército (que antes fora o Regimento de Lanceiros D’El - Rei) verificou-se um pequeno engarrafamento republicano: o BMW com a matrícula "PR" ficou retido na curva (depois de sair o Presidente). A razão era simples: encontraram pela frente uma charrete de figurantes do espectáculo:
 
Quanto à explicação histórico-ideológica disto, temo desconhecer:
A actuação do grupo teatral "O Bando" (ah, ironia), declamaram poemas e representavam os republicanos revolucionários. Mais uma vez, não sei se chovia a 5 de Outubro de 1910, não sei o porquê dos guardas-chuva:
Também estavam actrizes, vestidas de branco. E com guarda-chuva. Sem dúvida a representar o falhanço da república, em institucionalizar a "igualdade de género" (como se diz agora) e o sufrágio universal:
Na praça, como n'Os Ídolos, passavam mais cromos que cidadãos republicanos. Com barrete frígio havia quem clamasse por Olivença, os Homens da Luta foram retirados de cena e os actores contratados perdiam a paciência com o discurso de António Costa. E, ainda, este senhor gritava que tinha o melhor motor eléctrico:
No meio de tantos cromos, começámos a ser cercados por senhores de fato e gravata, com óculos escuros, mascarados de polícia à paisana (em baixo, na foto):
Depois, em silêncio e com civismo, mais de cinquenta pessoas colocaram uma máscara de Vader:
O resto já se sabe: em conformidade com os valores da I República, a polícia à paisana - sem se identificarem nem pedirem "se faz favor"-, começaram a arrancar a máscara da cara das pessoas.(...)» DBH 5-10-2010


A BLAGOSFERA ESTEVE NA PRAÇA DO MUNICÍPIO E NOTÁMOS QUE ALGUÉM SE ESQUECEU DE PROVIDENCIAR SOMBRA AOS SRS. EX-PRESIDENTES DA REPÚBLICA PRESENTES (COISAS DO SOL INCLINADO...).
GOSTÁMOS ESPECIALMENTE DAS SEGUINTES DECLARAÇÕES:

«Sabemos que precisamos de unidade dos partidos políticos, mas sabemos, sobretudo, que precisamos de boas políticas e de medidas concretas que permitam evitar mergulhar o povo português em maior pobreza do que aquela que ele já tem.»  
Fernando Nobre

«Se o regime monárquico, como disse o seu último chefe de governo, suscitava a indiferença do povo, porque durou tão pouco tempo a Primeira República? Se tinham ideais tão elevados, porque se deixaram os políticos republicanos enredar em conflitos e divisões que acabaram por conduzir o país para uma ditadura?»
Cavaco Silva
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )