27 de novembro de 2009

ALGARVE: REGIONALIZAÇÃO JÁ !!!


«O Primeiro-ministro José Sócrates garantiu(...) a concretização da Regionalização durante a actual legislatura, em resposta a requerimento enviado pelo deputado algarvio, Mendes Bota, questionando o chefe de Governo sobre o assunto. 
“O compromisso com a regionalização, como diversas vezes foi afirmado durante a campanha eleitoral, é para a presente legislatura (…)”, lê-se no documento enviado a Bota pelo gabinete do Primeiro-ministro.
(...) Mendes Bota requereu esclarecimentos. Queria saber se se tratava de um erro motivado por um «copy/paste» ou uma mudança de política após eleições. Na resposta, o gabinete de José Sócrates sublinha que no programa de Governo “onde se lê «no quadro da próxima legislatura» deve ler-se «no quadro da actual legislatura»”. 
Mendes Bota diz-se “satisfeito com a resposta”, mas espera “para ver de que forma concreta pensa o Governo cumprir o seu compromisso”. » REGIÃO SUL 26-11-2009


A REGIÃO DO ALGARVE É RECONHECIDA UNANIMEMENTE POR TODOS OS PORTUGUESES COMO A ÚNICA REGIÃO NATURAL DO CONTINENTE.
Mais vale tarde que nunca. Mas quem pode acreditar mais em discursos, previsões e anúncios? É demasiado extenso o rol de promessas políticas de todos os quadrantes quanto a regionalização para o Algarve.
Será que a realidade estrutural dramática que Portugal vive não recomenda que a regionalização do Algarve seja feita o mais rapidamente possível e em separado do restante processo a nível nacional? Formalmente é possível, mas politicamente não é visível?
Não será esta uma das oportunidades que a "crise" contém?
Não é o Turismo a única "exportação" interna de que Portugal dispõe? E que não necessita de investimentos  em estruturas logísticas para transporte de mercadorias? 

REGIONALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
OU REGIONALIZAÇÃO AUTÓNOMA?
Depender politicamente de Lisboa ou nós próprios? É este o debate político urgente que interessa introduzir perante a gritante insustentabilidade que a Vida do Algarve e dos Algarvios impõe. E que não colide com os interesses nacionais. Bem pelo contrário.
A regionalização administrativa, essa sim, é que servirá apenas para camuflar e perpetuar os interesses ilegítimos e estranhos ao Algarve. Basta conhecer a realidade e ler a Constituição.
Não é preciso esperar para ver. Já vimos tudo.
Até porque o líder do PS/Algarve defende a regionalização administrativa para 2013 em simultâneo às eleições autárquicas... É esse o «carácter instrumental decisivo e prioritário» que o PS atribui à regionalização... E que José Sócrates vem apenas assumir como promessa. Como tantos outros, de todos os quadrantes, até com Cavaco Silva incluído, durante a campanha eleitoral para a Presidência da República.
BASTA !!! 
Não se pode pretender servir simultaneamente o Algarve e o Centralismo macrocéfalo corrupto que nos conduziu  à Cleptocracia que vitima os Algarvios e todos os Portugueses. É uma impossibilidade.
Que haja Coragem Política para um imperativo nacional e algarvio.
QUEREMOS A REGIÃO AUTÓNOMA DO ALGARVE JÁ !!!

1 comentário:

  1. Depender politicamente de Lisboa ou DE nós próprios?

    ResponderEliminar

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )