12 de novembro de 2009

O PREÇO DA CORRUPÇÃO EM PORTUGAL


imagem A-SUL
«Um estudo recente do Banco Mundial indica que há uma relação directa entre o grau de corrupção de um país e o seu desenvolvimento económico e social, e, portanto, que a corrupção é o "maior obstáculo ao desenvolvimento económico e social".
Este estudo estima que um país que melhore a sua governação, erradique a burocracia (o maior "caldo de cultivo" para o desenvolvimento da corrupção) e adopte políticas agressivas de combate à corrupção pode chegar a TRIPLICAR o rendimento per capita da população. No caso de Portugal, isso significa que poderíamos almejar a triplicar o nosso actual rendimento per capita e ser uma Finlândia (que lidera o "ranking" dos países menos corruptos).» J.NEGÓCIOS 12-11-2009
Em contas simples, e para quem ainda tiver dúvidas quanto à dimensão do problema da corrupção em Portugal, ou para quem ainda pense que esta é uma questão para a partidarite...aqui ficam os números, com base nos dados reais de 2008:   

PIBn Portugal 2008 = 255 500 milhões de  Usd x 0.6729088594 = 171 928 milhões Eur 
Um problema cuja resolução pode recuperar 343 856 milhões de euros. POR ANO !

Não será preferível atacar este problema fundamental para todos os portugueses do que se andar a reavaliar os seus pequenos patrimónios familiares, multiplicando a imposição fiscal 5, 10, 15 ou mesmo 20 vezes, ainda por cima num tempo em que a desvalorização imobiliária roça os -40% ? Que nome dar a quem toma este tipo de decisões? Estamos à espera que aconteça o quê ou à espera de quem? 
De acordo com o Barómetro Internacional de Transparência, da agência independente Transparency International, publicado em Junho de 2009, 73% DOS PORTUGUESES CONSIDERAM QUE AS POLÍTICAS DO GOVERNO NO COMBATE À CORRUPÇÃO SÃO INEFICAZES, sendo Portugal o quinto país da Europa cuja população dá pior avaliação às medidas dos governos contra a corrupção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )