29 de janeiro de 2010

OE2010: FERNANDO ULRICH CONTRA O BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

«Repatriamento de capital dos bancos deverá acontecer depois do fim da ‘Operação Furacão’» 
«Para o bem do país e da transparência da banca nacional, era bom que esta medida não entrasse em vigor antes do final da ‘Operação Furacão’», diz o presidente do BPI. «Fernando Ulrich falou hoje sobre a medida prevista no Orçamento do Estado, segundo a qual os bancos que trouxerem capital de volta a Portugal teriam uma espécie de perdão fiscal. O presidente do BPI falava na apresentação dos resultados anuais do banco, relativos a 2009. Para Ulrich, o adiamento desta medida é necessário «para que não fique a suspeita de alguma tentativa de branqueamento de capitais». O banqueiro até considera que esta é «uma medida positiva, mas que só deve avançar quando se souber o que se passou com a ‘Operação Furacão’». A ‘Operação Furacão’ está a investigar BES, BCP, BPN e Finibanco por suspeita de expatriamento de capitais de clientes. Ulrich mostrou-se ainda desfavorável a um contra-ataque às análises das agências de rating, lembrando que o que interessa é «assegurar credibilidade». «Desde o Verão de 2007 que nunca mais me passou pela cabeça ter uma discussão com as equipas de rating»,...» SOL 29-01-2010
Regressa hoje a Blagosfera aos posts, após um curto período de férias, para manifestar surpresa pela quantidade de asneiras que se escrevem nos comentários de alguns media, e que se cometem no desempenho de cargos públicos. Os comentários que esta peça relativa às declarações de um raro presidente de um banco mereceu são bem ilustrativos da qualidade da informação disponível em Portugal: muita parra e pouca uva.
Quanto ao conteúdo da notícia... agrada, mas não é com pequenos passos que se resolve a situação a que Portugal foi conduzido por uma irresponsabilidade política provinciana deslumbrada e manipulada pela ganância de não mais que meia dúzia de pessoas mais os seus pequenos exércitos de "wannabes".

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )