23 de fevereiro de 2010

BEM-VINDOS AO PONTO DE NÃO-RETORNO. APERTEM OS CINTOS...

Falava há dias com um amigo meu nova-iorquino que conhece bem Portugal. 
Dizia-lhe eu à boa maneira do “coitadinho” português:
- Sabes, nós os portugueses somos pobres ...

Esta foi a sua resposta:

Como podes tu dizer que os portugueses são pobres, quando vocês são capazes de pagar por um litro de gasolina mais do triplo do que eu pago na América?
Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade e de telemóvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA?

Como podes tu dizer que os portugueses são pobres se pagam comissões bancárias por serviços e cartas de crédito ao triplo que nós pagamos EUA? Então e quando conseguem pagar por um carro 20.000 Eur, o mesmíssimo carro que a mim me custa aqui 12.000 Usd (8.800 Eur) vocês dão mais 11.200 Eur de presente ao vosso governo e são pobres?
Como vês, nós nos Estados Unidos é que somos pobres. 

Olha, sabias por exemplo que aqui em New York o Governo Estatal, tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes, cobra somente 2 % de IVA, mais os 4% de imposto federal, portanto 6%, nada comparado com os 20% dos ricos que vivem em Portugal.
Então e os portugueses como se ainda não estivessem contentes com estes 20%, ainda pagam impostos municipais? Está tudo passado aí ou quê?

Além disso, não são vocês em Portugal que têm " impostos de luxo", como os da gasolina e gás, do álcool, dos cigarros, da cerveja e dos vinhos, etc. o que faz com que esses produtos cheguem em certos casos a custar mais 300 % do que o preço base que o fornecedor de facto recebe?... 
E outros mais ainda, como o imposto sobre o rendimento, impostos nos salários, impostos sobre os bens pessoais e sobre os bens das empresas, impostos de circulação automóvel e, como se estes ainda não chegassem, impostos em dupla tributação sobre os automóveis novos? E dizes-me tu que nós, norte-americanos, é que somos ricos ou são vocês que não sabem fazer contas?

Então em Portugal um banco privado vai à falência e vocês, que não têm nada com isso, é que pagam o prejuízo?
Outro, uma espécie de casino flutuante, o vosso lindo Banco Privado vai ao fundo e vocês protegem-no com as garantias do dinheiro que enviam para o Estado. 
Então dizes-me tu que o país é pobre e pagam ao vosso Governador do Banco de Portugal, um vencimento anual que é quase 3 vezes mais que o do Governador do Banco Federal dos EUA?  E nós é que somos ricos? Isso aí é uma ditadura ou que é que se está a passar?

Então Portugal é um país que é capaz de cobrar o imposto sobre lucros adiantadamente e o imposto sobre o rendimento mediante retenções mensais... bem vocês aí em Portugal têm de estar a nadar na maior abundância, porque o Estado português considera que os seus negócios... e de todos os seus habitantes sempre terão ganhos apesar dos assaltos, do saque fiscal e da corrupção dos seus governantes e autarcas. 

Um país capaz de pagar salários e indemnizações irreais aos seus funcionários de Estado, das empresas públicas, das parcerias público-privadas, dos hospitais e das empresas privadas de capitais públicos é pobre?  Não brinques comigo.

Ó meu Amigo, os pobres somos nós, todos os que vivemos nos USA e que não pagamos impostos sobre rendimento se ganhamos menos de 3.000 Usd/mês p/pessoa, isto é, mais ou menos os vossos 2.200 Eur. Sabias disto?

Vocês em Portugal pagam impostos municipais, mais as taxas do lixo, mais as taxas sobre o consumo da água, gás e electricidade, pagam a segurança privada dos bancos, urbanizações e condomínios, até têm polícias municipais e tem quartéis de forças de segurança pública guardados por empresas privadas, enquanto nós, americanos, como somos pobres, nos temos que conformar com a segurança pública... e nós é que somos ricos e vocês pobres?

Vocês são pobres e compram livros diferentes todos os anos, enviam os vossos filhos para colégios privados, enquanto as nossas escolas aqui nos EUA são maioritariamente públicas e emprestam os livros aos nossos filhos prevendo que não os podemos comprar...e nós é que somos ricos?

Vocês não são pobres, gastam é muito mal o vosso dinheiro.
Desculpa lá, Amigo, mas vocês aí em Portugal ou são estúpidos ou são mansos de mais.
Ou então pensaram (mal) que isso ia durar para sempre.
E digo-te mais: quando começarem à procura de quem andou a roubar os portugueses este tempo todo... quem não queria estar aí era eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )