24 de fevereiro de 2010

PORTUGAL NO MESMO CAMINHO DA GRÉCIA? NÃO, QUE IDEIA...

«Por aviso de um leitor atento, registo uma notícia muito preocupante do Wall Street Journal (WSJ), edição das Américas, em 23-2-2010 (o artigo apareceu na edição original em 22-2-2010, mas o link já é parcial), «Transações financeiras para melhorar contas públicas voltam-se agora contra países europeus»:
«O Ministério das Finanças de Portugal não quis comentar se o país usou swaps cambiais como os usados pela Grécia, mas afirmou que Portugal usou apenas instrumentos financeiros que atendem às regras da UE.»
Isto é, o Prof. Teixeira dos Santos não confirma, nem desmente...

No Público, de 22-2-2010, o Deutsche Bank diz que apenas fez operações cambiais com Portugal, em 1998 e 2003 - «swaps cambiais completamente normais», haviam dito fontes do banco ao WSJ. Os swaps cambiais têm sido usados por países como a Grã-Bretanha e Grécia, para mascarar o défice.

A aflição não pára. Mais à frente o artigo do Público cita a agência Bloomberg que terá indicado um «total de 42 mil milhões de euros de dívida pública portuguesa em derivados»... A crise da dívida pública afecta fortemente vários países europeus, mas Portugal aparece logo atrás da Grécia na desconfiança dos mercados.

É fundamental que o Ministério das Finanças informe a Assembleia da República, e o povo, qual o valor usado de dívida em derivados, quais as operações de swap cambial realizadas, de que montante e por que valores de conversãoA.B.CALDEIRA 23-02-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )