21 de fevereiro de 2010

A QUESTÃO QUE A CATÁSTROFE DA MADEIRA LEVANTA: SER COMPETENTEMENTE PROACTIVO OU SER FACILITADOR REACTIVO NO PLANEAMENTO E CONTROLO URBANÍSTICO?


Madeira, 20 de Fevereiro de 2010
42 vítimas mortais, 120 feridos, 250 desalojados, um número ainda indeterminado de desaparecidos, carros arrastados para o mar com gente dentro, infraestruturas em risco, telecomunicações interrompidas...

Perante a maior catástrofe dos últimos 100 anos na Madeira, não faltará quem venha dizer que este foi o resultado da ocorrência simultânea de vários factores, afirmando que são incontroláveis. Será talvez a meteorologia o único factor incontrolável mas, mesmo assim,  subsistem muitas dúvidas: dados os volumes, as localizações precisas da precipitação e a variável "tempo" desta ocorrência...

Uma pergunta apenas: quem esteve e está investido na obrigação de agora revelar publicamente todos os factores, agindo proactivamente de modo a que outros portugueses, municípios e regiões não sejam as próximas "vítimas do destino"?..., e de modo a que se maximizem estruturadamente as suas defesas contra estas "realidades naturais"?

Ficam aqui as mais sinceras condolências a todos os Madeirenses e fica aqui mais um alerta  concreto para todos os Portugueses. Para reflectir e agir! Porque uma tragédia nunca vem só.
(p. actualizado 20:12)

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )