12 de abril de 2010

OS NOVOS 3 D's DA LIBERDADE PARA PORTUGAL: DESPARTIDARIZAR, DESESTATIZAR, DESGOVERNAMENTALIZAR

Como todos sabem, ou deviam saber, historicamente os 3 D's da Revolução dos Cravos foram: Democratizar, Descolonizar e Desenvolver.
Inesperadamente, quando quase todos esperavam uma espécie de baptizado ou de entronização de mais um novo líder partidário, como lhe chamaram alguns comentadores oficiais do centralismo, e apenas a duas semanas de se completarem 36 anos sobre o dia 25 de Abril de 1974, eis que o novo Presidente do PSD Pedro Passos Coelho surpreendeu Portugal e os Portugueses em geral (e o PS em particular) com um discurso de improviso no encerramento do XXXIII Congresso que foi notável e carregado de conteúdos políticos positivos. Porque úteis.
O novo Presidente do PSD teve o engenho e a arte de resumir, nuns novos 3 D's, a fórmula para resolver a realidade nacional gravíssima que os Portugueses mais ou menos estupefactos e desesperados têm vindo a assistir, como se de um filme se tratasse, e com a qual todos sem excepção estaremos de futuro confrontados para ultrapassar positivamente,  um processo que já se iniciou e que levará tanto mais tempo quanto mais nos quisermos fazer perder em jogos florais pseudo-políticos.
É a esta luz que se deve ver a aparentemente paradoxal urgência na mudança estrutural conjugada com a tranquilidade necessária para uma mudança positiva e segura para todos.

E quais são esses 3 D's deste Portugal de Abril de 2010?
- DESPARTIDARIZAR a Administração Pública.
- DESGOVERNAMENTALIZAR o País.
- DESESTATIZAR a Sociedade Civil.
São estes os 3 novos paradigmas para uma nova libertação de Portugal e dos Portugueses. Porque, restam poucas ou nenhumas dúvidas, é de LIBERDADE outra vez que se trata.

Aliás, como a verdadeira colonização do Estado que nos conduziu à realidade actual foi promovida pelos partidos do chamado "bloco central" (mais os/as variáveis do "ai é? então  se é assim eu também quero"...) para além do engenho e da arte, Passos Coelho reconfirmou as duas qualidades que, a par da HONESTIDADE, são as mais essenciais, as que fazem a diferença entre os pequenos e os grandes líderes: a CORAGEM e a HUMILDADE.
E para quem tinha dúvidas disse, alto e em bom som: 
«NEM EU SOU DONO DO PSD, NEM O PS É DONO DE PORTUGAL !»

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )