26 de abril de 2010

SÓCRATES, O ÚLTIMO LÍDER DO PS !!!

PORTUGAL: Dezasseis meses após o final do ano a que se refere, foi hoje 26 de Abril de 2010 apresentado o 6º...Anuário Financeiro dos Municípios relativo ao ano de 2008.
(link para uma notícia, o pdf respectivo estará certamente disponível mais tarde...).

ESPANHA: Aqui ao lado, para não ir mais longe, o Anuário El País relativo ao ano de 2009, que contém um impressionante volume e qualidade de dados (não apenas autárquicos) foi apresentado no início deste mês de Abril de 2010 (link).
Ou seja, quatro meses após o final do ano a que se reporta.

Voltaremos ao assunto quando o pdf de 2009 estiver disponível e também quando forem publicados os dados de 2010 (estes certamente lá para Abril de 2012... se ainda não tivermos emigrado antes).
Apesar de todo o pouco reconhecido esforço que tem feito evoluir positivamente o controlo das contas autárquicas de uma situação anterior ainda pior, designadamente pela equipa da U. Minho e pelo Tribunal de Contas, esta dilação temporal é ainda inadmissível para as próprias autarquias, para os agentes económicos em geral e, sobretudo, para os cidadãos contribuintes e eleitores.
Bom seria que, de futuro, as eleições autárquicas fossem marcadas para datas posteriores às dos fechos e publicações de contas que permitissem decisões de voto em consciência. É que, como até está escrito no anuário relativo a 2007, quanto a prestação de contas «o órgão executivo da câmara municipal “presta contas” aos eleitores sobre o cumprimento dos compromissos assumidos previamente nos programas eleitorais. O principal momento de “prestação de contas” verifica-se no acto eleitoral.» A realidade... é outra.
A arritmia entre ciclos eleitorais (como em 2009) e a dilação no conhecimento dos dados reais de todas as dimensões da economia portuguesa, a par da desorganização "científica" da administração "pública" (ou será antes "público-privada"?) e do ordenamento administrativo do tempo do Mouzinho, são dos melhores amigos da permeabilidade aos interesses ilegítimos que souberam instalar-se e manter-se. Com o resultado que ainda não está totalmente à vista. Dá para tudo, alterar contas trimestrais "reais" várias vezes, publicá-las quando já não têm utilidade, etc. Vale tudo !

E ainda se queixa o aniversariante PM José Sócrates da agressividade das oposições, em visita à "última pedra"  nas obras do palco da missa do Papa em Lisboa... E acha que «é razoável pedir a todos os partidos que não se esqueçam que quem ganhou as eleições foi o PS, estando o Governo naturalmente disponível para concertar com as restantes forças políticas as linhas políticas que necessitam de um acordo mais alargado».

Como é possível dizer isto dias depois de ter sido considerada provada pelo MP a compra de apoios eleitorais de pelo menos uma figura mediática para ganhar essas mesmas eleições legislativas do ano passado ?...
O aliado único de Sócrates pode ser, incrivelmente, esta espécie muito rara de "crise". 
Mas e se o cenário temporal da situação actual fôr do tipo japonês (2 décadas...) o que farão os Senhores PM e PR? E os Portugueses?
José Sócrates, o último líder do PS, não sabe o que é Portugal ! Nem quer saber...

1 comentário:

  1. PORQUE FAÇO VOTOS DE QUE A "ESPERTEZA SALOIA" ABANDONE DEFINITIVAMENTE A LIDERANÇA DO PS...RELEVO uma situação que considero no mínimo uma ofensiva a toda a comunidade de "fãs" dos vários lideres políticos com páginas no facebook, mas em particular aos “fãs” da página oficial de José Sócrates,ao querer dar-se a impressão de que a popularidade do primeiro ministro está em alta.

    Através de um trabalho que constituiu no refreshment da página de José Sócrates por cinco vezes seguidas, realizado por volta das 13:00 de ontem, constatou-se uma estratégia ardilosa, que se passa a explicar:
     Do total dos cinco refreshments, 27 das 30 pessoas com fotos que aprecem como "fãs", são estrangeiras;
     Concerteza que os estrangeiros também têm o direito de gostarem do nosso primeiro ministro, eu próprio sou "fã" de Barack Obama, mas por iniciativa própria e não por ser um de muitos milhões (toda a rede universal do facebook), que o(s) gestor(es) da página oficial de José Sócrates, estão mais do que provávelmente a tentar "seduzir";
     Para que não houvesse duvidas entrei em várias páginas desses 27 “fãs” estrangeiros de José Sócrates. Espanto total, pessoas da Índia, Ásia e de outros continentes, a viverem em países longínquos e sem qualquer nome português na sua rede social para além de José Sócrates;
     Ainda reforçando as quase certezas de uma ausência total de seriedade por parte do(s) gestor(es) da página oficial de José Sócrates, realizei o mesmo numero de refreshments nas páginas de outras personalidades (Fernando Nobre, Passos Coelho, Francisco Louçã, Paulo Portas, Manuel Alegre e Jerónimo Martins);
     Os únicos nomes estrangeiros que apareceram, foi 1 nome estrangeiro em 29 nomes portugueses da página de Fernando Nobre - Edel Kraemer, que vive no Brasil, tem a página de Fernando Nobre como favorita e a sua rede social é na maioria constituída por nomes portugueses;
     A outra situação verificou-se na página de Francisco Louçã, em que aparece 1 nome estrangeiro em 29 nomes portugueses, Dominique Fourcroy, a qual vive em França, mas que nada a liga a nomes portugueses;
     Em todos os outros lideres políticos, nenhum dos cinco refreshments revelou qualquer nome estrangeiro.

    CONCLUSÃO IMEDIATA: Os dados (numero de fãs) que constam na página oficial de José Sócrates, são uma verdadeira falácia.

    ResponderEliminar

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )