16 de abril de 2010

A PESCA SEM REDE INVENTADA EM LEIRIA E A FALTA DE REDE DE ENSINO UNIVERSITÁRIO NO ALGARVE

«Quatro antigos estudantes e um docente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) são os autores de um novo sistema de pesca industrial que dispensa a utilização de redes. São bolhas de ar que aprisionam os cardumes, depois aspirados para o barco com recurso a uma bomba. A patente de âmbito nacional e internacional está registada e o interesse por parte de investidores “é muito grande”, segundo Leopoldina Alves, directora do Centro de Transferência e Valorização do Conhecimento (CTC) do IPL.
Vocacionado para a pesca do cerco, o projecto Bubble Net surgiu na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche. Já recebeu financiamento superior a 30 mil euros, o que possibilitou criar um protótipo e realizar testes.
Uma das principais vantagens do conceito Bubble Net é que “seria uma arte limpa, permitindo pescar sem provocar danos no meio marinho”, explicou Humberto Jorge, presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Centro (Anopcerco). Mais: evitaria o desperdício de pescado e o custo de aquisição e manutenção das redes.» iOnline 16-04-2010

INVENTORES NO ALGARVE? Última Notícia: Semana Aberta da Propriedade Industrial (Dez-2008)
PÓLOS UNIVERSITÁRIOS? Apenas 1, em Faro (campus Penha, Gambelas e Saúde) que Portimão tem um Instituto Politécnico: a UNIVERSIDADE DE FARO, eufemisticamente chamada "do Algarve"...
«Ao longo dos últimos anos a oferta formativa da UAlg tem sido reestruturada e adaptada à perspectiva europeia de Bolonha. Actualmente, cerca de 8 500 estudantes de licenciatura frequentam a Universidade do Algarve. Este número é anualmente acrescido de cerca de 1 000 estudantes de pós-graduação que prosseguem os seus estudos nos variados cursos de mestrado e doutoramento. No ano lectivo de 2009-2010, a UAlg oferece 45 cursos de Licenciatura (1.º ciclo) adequados e acreditados a Bolonha, três dos quais estruturados em Mestrado Integrado.» in site Ualg.


TUDO EM FARO... 
E MAIS UMA FUNDAÇÃO, DÁ JEITO E "É BEM"...
JÁ PARA NÃO FALAR NA ESTRUMEIRA QUE CIRCUNDA O PÓLO DE ENSINO POLITÉCNICO DE PORTIMÃO.
Destaca-se a Licenciatura em "Informação e Animação Turística" Pós-Graduação em "Gestão de SPA", o Mestrado em "Gestão e Manutenção de Campos de Golfe".
QUE MAL TERÁ FEITO O BARLAVENTO PARA MERECER TAMANHA MISÉRIA E TÃO IRRACIONAL DESPREZO?
Error in ISAPI_Rewrite helper ISAPI extension.
12029 - A connection with the server could not be established
File: .\rwhelper.cpp, Line: 652.




Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS
(se desejar participar neste blog como membro envie uma mensagem para blagosfera@gmail.com )